Departamento de Electrónica e Telecomunicações e Informática


competência (81) serviço (25) equipamento (0)

competência

Arquiteturas de Redes e Protocolos (6)
Mecanismos de comunicação em redes veiculares
Redes de comunicação
Solução de comunicações entre veículos através de configuração e modificação dos drivers IEEE 802.11p. Integração destes desenvolvimentos num testbed de larga escala (o maior conhecido) com 500 taxis em comunicação na cidade do Porto. É objectivo deste trabalho colocar estes desenvolvimentos na infra-estrutura de Aveiro.Avaliação da inclusão de unidades fixas na rede para melhorar a comunicação entre veículos.Estudo de novos paradigmas de protocolos de controlo de congestionamento de informação entre veículos.Estudo de mecanismos de armazenamento e disseminação de informação.Interacção com empresa NDrive e Geo-Link
Mobilidade entre diferentes redes e tecnologias
Redes de comunicação
Mobilidade transparente entre diferentes redes com tecnologias sem fios. Trabalho conceptual, de simulação e experimental. Foi desenvolvido um demonstrador que permite ter utilizadores com telefones, por exemplo Android, a efectuar handover entre redes WiFi (ligadas a WiMax) e redes 3G sem existirem perdas na comunicação e com atrasos mínimos, sendo assim possível continuar a visualizar as comunicações activas, por exemplo vídeo, sem se notar qualquer interrupção. Este trabalho tem sido desenvolvido em cooperação entre o IT e a PTInovação. Além do grande impacto ao nível dos resultados obtidos, esta arquitectura foi escolhida para ser parcialmente integrada numa solução comercial de mobilidade que está a ser preparada para a TMN. Este trabalho encontra-se em continuação para incluir redes LTE. Mais recentemente, foi iniciado o estudo de modelos de mobilidade em redes centradas no utilizador, em que utilizadores poderão fornecer rede a outros utilizadores e a sua mobilidade poderá requerer o desenvolvimento de novos paradigmas que sejam distribuídos na rede, necessitando de mecanismos de reputação e incentivos para a cooperação dos utilizadores.
Virtualização de redes e de servidores
Redes de comunicação
Virtualização de redes que permite efectuar a criação automática de redes virtuais sobre uma determinada infra-estrutura de rede física. Desenvolvimento de uma plataforma permite criar redes a pedido com as características necessárias em tempos da ordem das poucas dezenas de segundo. A plataforma inclui também mecanismos de descoberta distribuída dos vários elementos das redes físicas e virtuais, mecanismos de mapeamento de redes virtuais em redes físicas através de heurísticas, mecanismos de monitorização e gestão das redes físicas e virtuais. Para além desta plataforma permitir a um operador de telecomunicações criar as suas redes de uma forma automática, também permite que seja possível a criação de redes on-demand para teste e validação de arquitecturas de Internet do Futuro sem interferência nas redes actuais em funcionamento. Interacção com a PTInovação.
Redes com contexto
Redes de comunicação
Redes construídas para os interesses dos utilizadores através de múltiplas rede virtuais baseadas em contexto. Arquitecturas para redes em malha que suportam os requisitos dos utilizadores e dos seus serviços, através da construção de redes virtuais que podem ser criadas, estendidades, actualizadas e terminadas de acordo com as necessidades dos utilizadores e serviços. Trabalho realizado na definição de mecanismos de controlo que permitem realizar o controlo das redes virtuais e as suas reconfigurações, através de arquitecturas de controlo centralizada e distribuída.
Controlo e gestão autonómica da rede
Redes de comunicação
Gestão autonómica e distribuída nos elementos da rede. Mecanismos de comunicação e decisão nos diveros nós da rede para tomar decisões de gestão de uma forma distribuída e colaborativa na rede. Interacção com a PTInovação.
Controlo de redes multicast
Redes de comunicação
Controlo de redes e serviços multicast com Qualidade de serviço e qualidade de experiência. Definição e teste de arquitecturas autonómicas para controlo de serviços multicast, incluindo a proposta de vários mecanismos de sobre-reserva.
Circuitos Integrados (5)
Circuitos Integrados Analógicos e mistos
Microeletrónica
Múltiplas
Sensores baseados em dispositivos de onda acústica superficial (SAWs)
Microssensores
Sensores e identificadores passivos
Sistemas de iluminação inteligentes
Electrónica e telecomunicações
Redução do consumo energético em sistemas de iluminação de espaços públicos
Sistemas de comunicação por luz visivel
Electrónica e telecomunicações
Potenciar a disseminação de informação suportada nos sistemas de iluminação já existentes. Um exemplo de aplicação é a sistemas inteligentes de controlo de trafego, como forma de disseminar informação relevante e melhorar as condições de segurança dos condutores
Desenho de circuitos integrados
Electrónica e telecomunicações
Desenho de circuitos integrados para aplicações no dominio do processamento analógico de sinais.
Circuitos sem Fios (10)
Modelação comportamental de dispositivos de electrónica de telecomunicações com comportamento não-linear dinâmico.
Electrónica/telecomunicações
Simulação; análise de distorção; concepção de melhores dispositivos de telecomunicações.
Pré-distorção de amplificadores de potência de rádio-frequência.
Electrónica/telecomunicações
Desenvolvimento de pré-distorçores em amplificadores de rádio-frequência; melhorar o compromisso entre linearidade e eficiência energética de amplificadores de potência.
Teoria e técnicas de identificação/modelação de sistemas não-lineares dinâmicos.
Controlo
Simulação a nível de sistema de dispositivos de elevada complexidade (aumento da eficiência da simulação); análise comportamental por via analítica de sistemas complexos; equalização/linearização de sistemas de telecomunicações.
Projecto de sistemas de medida e de monitorização electrónica.
Electrónica/controlo
Desenvolvimento de sistemas de instrumentação electrónica para controlo de sistemas e processos.
Técnicas de medida para caracterização não linear de circuitos e sistemas
Electrónica
Desenvolvimento de bancadas laboratóriais de teste e caracterização linear ou não-linear de circuitos e sistemas electrónicos.
Modelação de componentes electrónicos.
Electrónica
Extracção de modelos lineares ou não-lineares de componentes electrónicos.
Projecto de emissores/Receptores de rádio comunicações
Electrónica/telecomunicações
Concepção e projecto de equipamentos de emissão/recepção para sistemas de comunicações rádio.
Avaliação de desempenho e modelação comportamental de dispositivos de electrónica de telecomunicações com comportamento não-linear dinâmico.
Electrónica/telecomunicações
Simulação; análise de distorção; concepção de melhores dispositivos de telecomunicações.
Pré-distorção de transmissores de potência de rádio-frequência.
Electrónica/telecomunicações
Desenvolvimento de pré-distorçores em amplificadores de rádio-frequência; melhorar o compromisso entre linearidade e eficiência energética de amplificadores de potência.
Teoria e técnicas de identificação/modelação de sistemas não-lineares dinâmicos.
Controlo
Simulação de dispositivos de elevada complexidade (aumento da eficiência da simulação); análise comportamental por via analítica de sistemas complexos; equalização/linearização de sistemas de telecomunicações.
Comunicações Óticas (3)
Fibras ópticas, lasers, amplificadores e filtros ópticos
Telecomunicações
Sistemas de comunicação ópticos, sensores
Tecnologias/arquitecturas PON (Passive Optical Networks)
Comunicações ópticas
NGA-PON (Redes ópticas passivas de Acesso de próxima geração)
Tecnologias de suporte à transmissão de sinais RF sobre fibra
Comunicações ópticas/RF
Distribuição de sinais rádio/TV de próxima geração
Processamento de Sinal (3)
Compressão de imagens biomédicas
Processamento de sinal
Compressão eficiente de imagens da área biomédica, com possível aplicação em todos os locais onde se utilizam imagens como meio de diagnóstico ou investigação, como por exemplo em hospitais, laboratórios de genética, entre outros.
Sistemas de visão artificial
Processamento de sinal
Utilização de sistemas de visão robótica como principal sensor em Robótica com aplicações domésticas e/ou industriais nas mais diversas áreas.
Codificação; Amostragem de sinal; Compressão de dados; Processamento de voz, áudio, imagem e vídeo; Reconstrução de sinal; Reconhecimento de padrões
Processamento de Sinal
interfaces de voz; sistemas baseados em DSPs; interface cérebro-computador não invasiva; biometria; sistemas de reconhecimento (voz, áudio, imagem)
Redes sem Fios (5)
Optimização de redes e serviços
Telecomunicações
Gestão de recursos de sistemas de telecomunicações; Dimensionamento de sistemas de telecomunicações; Engenharia de tráfego de sistemas de telecomunicações
Redes de computadores
Telecomunicações
Planeamento, configuração e gestão de redes de computadores. Segurança em redes de computadores: técnicas de monitorização de tráfego, técnicas de identificação de anomalias e metodologias de implementação de contra-medidas.
Implementação, gestão e avaliação de redes de telecomunicações
Telecomunicações
Monitorização e avaliação do desempenho de redes de acesso (xDSL, CATV, móvel); Implementação de redes empresariais heterógeneas com suporte de serviços multimédia; Desenvolvimento de ferramentas de optimização e gestão integrada de redes e serviços.
Segurança em redes
Telecomunicações
Implementação de políticas de segurança distribuídas em redes de telecomunicações; desenvolvimento de aplicações de detecção de intrusões em redes empresariais.
Desenvolvimento de serviços multimédia
Informática
Serviços multimédia personalizados; caracterização de comportamentos de utilizadores.
Robótica Inteligente (5)
Desenvolvimento de robôs móveis e autónomos
Robótica
Robótica móvel com aplicações domésticas e/ou industriais nas mais diversas áreas.
Robótica cooperativa
Robótica
Desenvolvimento de robôs para trabalharem de modo cooperativo para a resolução de problemas concretos, com aplicações domésticas, industriais, busca e salvamento, militares, entre outras.
Robótica móvel e cooperativa
Robótica
AGVs, UAVs, Robôs domésticos, outros
Visão artificial
Robótica
Indústria. Robótica
Robótica antropocêntrica; Sistemas multi-robots
Robótica Inteligente
Sistemas robóticos para apoio a pessoas idosas; Sistemas robóticos para o lar; Visão robótica; Robótica cooperativa; Robótica educativa; Condução autónoma.
Sistemas de Informação e Telemática (18)
Computação gráfica e visualização
Informática
Reconstrução e Modelos 3D. Realidade Virtual. Visualização de dados
Processamento de imagem
Informática
Visão por computador. Calibração de câmaras. Segmentação de imagens.
Armazenamento, indexação e recuperação de informação
Informática/sistemas de informação
Bibliotecas, arquivos e repositórios digitais
Arquitecturas orientadas a serviços
Informática/sistemas de informação
Integração de sistemas de informação
Tecnologias web
Informática/sistemas de informação
Sistemas de informação orientados à web
Bases de dados
Sistemas de informação
Aplicações BD e concepção de BD
Engenharia de software
Sistemas de informação
Componentes
Segurança
Informática
Segurança
Sistemas operativos
Informática
Novas funcionalidades, segurança
Smartcards
Informática
Identificação
RFID
Informática/comunicações
Identificação
Protocolos
Redes de computadores
Interação segura
Computação gráfica
Engenharia informática
Realidade virtual/simulação/animação/jogos
Modelação geométrica
Engenharia informática
Projecto assistido por computador/aplicações em imagiologia médica
Visualização de dados e informação
Engenharia informática
Aplicações em imagiologia médica
Desenvolvimento de algoritmos
Engenharia informática

Tecnologias da programação
Informática
-
Segurança; Bioinformática; Computação gráfica; Interfaces de utilizador; Sistemas interativos; Visualização; Bases de dados; Gestão de informação; Sistemas de informação; Sistemas web; Computação cloud; Engenharia de software; Peer-to-peer; Arquiteturas orientadas a serviços (SOA)
Sistemas de Informação e Telemática
Arquivos e bibliotecas digitais; Gestão documental; Arquiteturas de segurança para sistemas distribuídos; Sistemas de informação; Realidade virtual e aumentada; Repositórios de imagem médica; Plataformas de telemedicina
Sistemas Embutidos e Controlo (16)
Tecnologia, arquitecturas, linguagens e ferramentas
Projecto de sistemas digitais baseados em FPGAs e linguagens de descrição de hardware (HDLs)
Sistemas computacionais especializados (embedded systems)
Desenvolvimento de circuitos digitais baseados em FPGA
Computação reconfigurável
Sistemas digitais orientados a aplicações
Programação orientada por objectos
Programação
Várias
Desenvolvimento de circuitos digitais com base em FPGA
Computação reconfigurável
Sistemas digitais
Sistemas de identificação automática
Electrónica
Identificação de pessoas e bens; Logística; Automatização de processos
Automatização de sistemas
Electrónica
Automatização de linhas de produção industriais; Sistemas de controlo
Sistemas distribuídos embarcados (“embedded”)
Electrónica
Sistemas de controlo; Equipamentos de automatização.
----
Sistemas embedded

----
Electrónica digital

Controlo
Electrónica

Instrumentação
Electrónica

Electrónica de potência
Electrónica

Comunicações industriais
Electrónica

Microelectronics/integrated circuit design
Electrónica
Electronic instrumentation
Power electronics

Renewable energy systems/electric vehicle electronics
Computação reconfigurável; Sistemas embutidos; Circuítos de baixa potência; Electrónica de potência; Tomografia
Sistemas Embutidos, Computação e Controlo
Sistemas de carregamento para veículos eléctricos; Sistemas de controlo
Sistemas Rádio (8)
Sistemas de rádio frequência
Electrónica e telecomunicações
Sistemas de localização/sistemas de comunicação via rádio
Propagação para rádio móvel e satélite
Telecomunicações
Planeamento celular (operadores de telecomunicações) e avaliação de desempenho de sistemas de telecomunicações terra-satélite
Hardware de RF e rádio digital
Telecomunicações
Desenvolvimento de hardware para front-ends e back-ends digitais de receptores
Propagação para rádio móvel
Telecomunicações
Caracterização do canal rádio para comunicações móveis
Caracterização experimental do canal radio móvel para sistemas MIMO
Telecomunicações
Avaliação de desempenho e modelação do canal rádio MIMO
Co-projecto de hardware/software
Sistemas integrados reconfiguráveis (reconfigurable systems-on-chip)
Sistemas computacionais especializados (embedded systems)
Banda-base
Rádios controlados por software(software defined radios)
Sistemas de comunicação sem fios(Wireless Communication Systems)
Sistemas de Rádio Frequência
RFID, Software Defined Radio, Sistemas de Transmissão por Rádio
RFID, Logistíca, sistemas de comunicação, sistemas de localização
Tecnologias Biomédicas (2)
Informática biomédica
Informática
http://bioinformatics.ua.pt
Informática médica; Bioinformática; Biologia computacional; Imagiologia cerebral; Sensores
Tecnologias Biomédicas
Sistemas de informação na saúde; Dispositivos vestíveis de monitorização de sinais vitais; Algoritmos de análise de sinal e imagem biomédica; Medicina personalizada



contactos


Diretor
Prof. Doutor Paulo Jorge dos Santos Gonçalves Ferreira
pjf@ua.pt
(+351) 234 370 525


contacto
Prof. Dr. Pedro Fonseca
pf@ua.pt
Telf: (+351) 234 370 343


ficha de contacto da unidade